segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Passando o dia em El Chalten !!!

Olá Pessoal !!

Demorei um pouquinho pra voltar aqui, mas como preciso e quero terminar de contar minhas histórias sobre a viagem para a Patagônia, resolvi fazer um esforço e continuar a escrever. Sei que não tem mais tanta graça, pois já cheguei (faz muito tempo inclusive...) e já reencontrei quase todos, mas mesmo assim segue resumidamente o dia-a-dia da minha viagem:
No dia 18 - Domingo - peguei um onibus e fui para El Chalten, uma cidade (ou um vilarejo) de mais ou menos 500 casas e está localizada a 3 horas de viagem de Calafate. El Chalten é considerada a capital argentina dop Trekking. Lá está localizado o Parque Nacional Los Glaciares e nele encontra-se a Montanha Fitz Roy, uma das mais conhecidas na Argentina e mesmo na América do Sul.

O onibus parou na entrada da cidade, mais especificamente no Centro de Visitantes do Parque. Lá fomos separados em duas salas: uma para quem falava ingles e outra para o espanhol. Lá tivemos uma palestra de aproximadamente 15 minutos, onde fomos orientados a carregar nosso lixo, a seguir as trilhas corretamente, não cortar caminhos e etc... Um trabalho de conscientização muito interessante e fundamental para que lugares como estes continuem sendo visitados por milhares de pessoas todos os anos. Isto sim é sustentabilidade !!!



Passei num mercado, comprei pilhas e um lanche para mais tarde. Já havia sido informado que o tempo estava ruim lá em cima (no alto da montanha) e que não seria possível avistarmos o topo do Fitz Roy, o que me deixou um pouco frustrado... Comecei a trilha por volta das 11:30hs e meu único compromisso era estar às 18:00hs em frente ao Hotel principal da cidade e embarcar no onibus para voltar à Calafate.




O primeiro objetivo era chegar à Laguna Capri. Todos que partiram comigo ficariam por lá, já que o ponto seguinte era muito longe para se fazer em uma tarde e além disso, como falei, o tempo não ajudava muito. Até a Laguna era uma caminhada leve de aproximadamente 1:30hs. Havia conhecido um brasileiro de Fortaleza chamado Marcio, porém não conversamos muito. Preferi caminhar sozinho no meu ritmo. O clima estava ruim na trilha e quanto mais subia pior ficava. Nos locais descampados o vento era muito forte e incomodava muito a caminhada, principalmente a visão. Nestes momentos o óculos escuro era fundamental para proteger os olhos...



Ao lado é o visual da trilha, indo pra Laguna Capri.















Cheguei na Laguna em aprox. 50 minutos. Fiquei tão empolgado com meu tempo que decidi continuar em frente até onde eu conseguisse chegar. Buscava um desafio maior. Não queria voltar em 40 minutos e passar o resto da tarde bebendo coca cola e comendo empanadas...



Ao lado: Foto minha na Laguna Capri. Estava muuuito frio e ventava muito. Veja a neblina no fundo. Pouco tempo depois começou a nevar !!Com certeza num dia de sol, a foto ficaria melhor...












Continuei a caminhada até a próxima parada, o Campamento Poincenot. Segundo informações do Parque, o tempo de duração da caminhada era de 1 hora. Resolvi caminhar solitário até lá. Durante 30 minutos de caminhada, encontrei apenas 4 pessoas e todas voltando para a cidade. Em grande parte da trilha, o campo era aberto e sendo assim, ventava muito e nevava levemente também. Depois de 30 minutos cheguei numa bifurcação onde uma placa dizia: Campamento Poincenot em 15 minutos. Continuei caminhando, caminhando, caminhando e o tempo piorando, piorando, piorando. Minha caminhada durou cerca 30 minutos e neste tempo fui capaz de contornar dois lagos, ultrapassar uma cerca de arame farpado tombada no chão e então deduzir que nào estava no caminho certo... como já eram 15:30hs, decidi voltar. Abaixo a famosa placa que fez eu me "perder" e nunca chegar no tal Campamento Poincenot.

Retornei caminhando e por um bom tempo sem ver uma viva alma. Confesso que foi um momento um pouco tenso... Pensar que estava sozinho, caminhando por mais de 1 hora, frio, neve, vento... Bom, o melhor de tudo isso é que tudo terminou bem e agora eu tenho histórias pra contar !!! Cheguei na cidade as 17hs, exausto mas satisfeito de tudo o que fiz e das fotos que tirei. Peguei o onibus de volta para Calafate e felizmente no onibus tinha aquecedor ! Cheguei por lá às 21hs e já seco !

Para comemorar, fui jantar num dos melhores restaurantes da cidade, o Casimiro Biguá ! Já estava namorando este restaurante desde o dia em que cheguei na cidade e decidi que depois do dia que passei, eu merecia comer e beber bem !




De entrada foi uma deliciosa empanada de carne e o prato principal foi um bife de Lomo com arroz e batatas. Pra beber um bom vinho (Santa Felicien) acompanhado de uma garrafa de água com gás. Por fim um café expresso e a conta !!!! Estava pronto para dormir e para partir de Calafate com o dever cumprido. No dia seguinte às 8hs eu partiria para o Chile. Mais precisamente para Puerto Natales.





Nenhum comentário:

Postar um comentário